Bioestatística e Experimentação

Créditos 04
Caráter Obrigatório
Pré-Requisitos
Sem pré-requisitos
Objetivos
Oferecer condições que levem o estudante a organizar, interpretar, analisar dados e tomar decisões com base no uso de ferramentas estatísticas; discutir os principais métodos estatísticos disponíveis para aplicação na área educacional; abordar as principais técnicas, procedimentos empregados em estatística, familiarizando os alunos com os termos empregados na área de Ciências Estatísticas, tornando-o um usuário participativo das técnicas apreendidas.
Ementa
Conceitos básicos: variáveis, levantamento de dados; amostragem e população; amostragem e levantamento de dados; Organizando dados: tipos de dados; tabulação de dados: histogramas, apresentações pictoriais; gráficos e suas interpretações; principais pacotes estatísticos para representação de dados; Medidas de tendência: médias (geométrica, aritmética); moda; mediana; distribuições de frequência, medidas de dispersão (amplitude, variância, média, desvio padrão); Medidas de associação: Noções de correlação, coeficiente de correlação; noções sobre regressão; Medidas de distribuição: distribuição binomial; distribuição normal; probabilidades na distribuição normal; Experimentação: Principais tipos de delineamentos experimentais: inteiramente casualizados, blocos ao acaso, princípios envolvidos; noções sobre análise de variância: teste F, transformação de dados; testes de comparação de médias: Tukey e Duncan; Testes não-paramétricos: aplicações nas Ciências Biológicas; exemplos e aplicação práticas em educação: teste qui-quadrado: conceitos, procedimentos, interpretação; teste de Kruskal-Wallis: conceitos, procedimentos, interpretação; Noções de aplicação e interpretação de análises multivariadas; Uso de pacotes estatísticos; Uso de planilhas de dados para cálculos estatísticos; Principais pacotes estatísticos.
Ministrante
Prof. Dr. Alexander Vicente Christianini
Comporta Exercício Domiciliar: Sim X Não