Colheita e Transporte da Produção Florestal

Pré-Requisitos
Silvicultura
Objetivos
Capacitar o aluno a avaliar a viabilidade técnica, operacional e econômica da mecanização florestal, a partir do conhecimento das diferentes opções de máquinas e equipamentos existentes, das características deles e, também, de suas possibilidades de utilização. Habilitar o aluno a desenvolver sistemas integrados de colheita mecanizada, conhecendo cada fase do sistema.
Ementa
Apresentar os objetivos da mecanização dos trabalhos florestais. Descrever os sistemas de exploração florestal, envolvendo atividades realizadas em campo, os métodos de transporte principal, a análise de máquinas e implementos florestais e os efeitos da extração florestal. Planejamento da extração florestal. A ergonomia nas atividades florestais. Estradas florestais. O conceito de floresta de precisão.
Ministrante
Profa. Dra. Roberta de Oliveira Averna Valente